Site Survey


0 Flares

0 Flares


×

Várias são as fontes de interferência que podem alterar o comportamento ideal de uma rede wireless, como por exemplo equipamentos de micro-ondas (rádios e fornos), motores elétricos, transformadores de tensão, telefones sem fio e também outras redes wireless.

Além destes fatores, outro aspecto muito comum é o compartilhamento das frequências livres em canais. A legislação brasileira (ANATEL) prevê que a faixa de 2.4 ghz seja sub-dividida em 11 canais. Obviamente faltam canais para todo mundo e então estes canais são compartilhados indiscriminadamente. Para agravar esta situação, os poucos canais se sobrepõem em parte aos canais adjacentes, o que significa que é realmente necessário identificar um bom canal para configurar os access points. A utilização de muitos canais iguais por redes distintas obviamente causa congestionamento e consequente lentidão nas redes wi-fi.

A utilização da frequência livre de 5.0 ghz melhora em muito esta questão, mas como aprendemos nas aulas de física, : quanto maior for a frequência, também maiores são o tráfego de dados e o consumo de energia elétrica, enquanto a distância alcançada diminui. Além disto, estes equipamentos são mais caros e ainda existe a questão da compatibilidade, uma vez que a maioria esmagadora dos aparelhos wi-fi utiliza a frequência de 2.4, como por exemplo telefones celulares.

O que é Site Survey?

Site Survey é um termo que se utiliza para caracterizar uma análise de uma área onde exista ou existirá uma rede wireless.

Na fase de projeto e dimensionamento da rede é de suma importância na determinação do tipo de equipamento, local da instalação, quantidade de access points necessários, cobertura de área, localização de fontes de interferência, localização de obstaculos e também na identificação da frequência mais adequada para o local em questão.

Na fase de pós-instalação, é igualmente relevante a realização de um novo site survey para identificar se o ambiente wireless está se comportando conforme o previsto.

Com o passar do tempo, novas redes wireless e novas fontes de interferências certamente surgirão, então é recomendado um site survey sempre que o sistema apresentar alguma degradação. 

Serviço Site Survey

Serviço Site Survey

Como fazer um Site Survey?

  • As principais ferramentas para se fazer um site survey de forma profissional são:
  • Mapa de locação da área ou planta baixa da edificação ( caso seja uma rede interna )
  • Analisador de espectro de radio-frequencia
  • Software de modelagem dos resultados
  • Notebook com baterias de reserva


De posse destes itens, faz-se um planejamento prévio e definição de rota e áreas de interesse. Um bom planejamento pode economizar horas de caminhadas. Depois do planejamento, é hora de coletar os dados. Quanto mais dados forem coletados, mais apurado será o resultado final. Ao final da coleta, os dados devem ser processados e formatados em gráficos para que possam ser corretamente analisados.

A Xtech possui equipe e ferramentas para realizar site survey em ambientes internos e externos.

Serviço de Site Survey

Serviço de Site Survey

 

Serviço de Site Survey

Serviço de Site Survey

Site Survey

Vote

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×