Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/c/93/eb/xtechsolutions/public_html/noticias/wp-content/plugins/social-networks-auto-poster-facebook-twitter-g/inc/nxs_functions_engine.php on line 169

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/c/93/eb/xtechsolutions/public_html/noticias/wp-content/plugins/social-networks-auto-poster-facebook-twitter-g/inc/nxs_functions_engine.php on line 176
Os prós e os contras do Microsoft Lync - Xtech Notícias
Notícias

Os prós e os contras do Microsoft Lync

Ferramenta de comunicações unificadas da Microsoft tem potencial e vantagens no mercado, mas deve enfrentar alguns desafios.

Microsoft Lync 2013 Microsoft Lync 2013
3 Flares Filament.io 3 Flares ×
Venda,projetos,serviços e consultoria
RJ (21) 2577-7755 / 2578-2060
SP/MG/DF/BA/PE/PR (xx) 2626-9593

 

O Microsoft Lync, nova geração de soluções para comunicação da Microsoft, é uma grande aposta da empresa para a entrada no mercado de Comunicações Unificadas, atualmente dominado por empresas como Cisco, Avaya e IBM. Mas, como toda solução, apresenta vantagens e desvantagens perante o mercado.

No lançamento da ferramenta, em Nova York, a CIO conversou com o vice-presidente de pesquisas da Gartner, Stephen Blood, para mapear que pontos devem ser considerados ao avaliar a solução.

Vantagens do Microsoft Lync

– Integração transparente de tecnologias
Para Blood, o que o Microsoft Lync oferece às companhias é a possibilidade de transitar rapidaemnte entre mensagens instantâneas, vídeo e telefonia em apenas uma interface. De acordo com o analista, outras companhias também oferecem essas ferramentas, mas nenhuma delas parece oferecer uma integração tão profunda quanto a Microsoft.

O competidor mais forte para o Microsoft Lync é a Cisco, com uma ferramenta de comunicações unificadas que tende a ser mais cara. A suíte da IBM, por sua vez, não possui um componente de voz, fazendo com que o cliente tenha de se voltar a outro fornecedor de PABX.

Diante disso tudo, Blood afirma que a característica de integração do Microsoft Lync torna a vida do departamnento de TI mais fácil, porque a empresa precisa apenas de PCs e um conjunto de servidores de um único fornecedor para usar o Microsoft Lync.

– Gerenciamento de banda
Com o Lync, a Microsoft melhorou o gerenciamento de banda de rede em relação ao antigo Office Communicator. “O diferencial foi a adeição de um controle de admissões de chamadas, recursos comuns a sistemas de PABX que monitora quantos usuários são permitidos dentro da rede ao mesmo tempo”, afirma Blood”. “O Communicator não ajudava nesse aspecto. O administrador da rede poderia adicionar usuários indefinidamente, o que eventualmente deterioraria a qualidade das chamadas”.

A atualização também permite que os profissionais de TI dividam o que trafega na rede WAN e o que vai pela Internet. Por exemplo, o administrador pode rotear ligações de voz pela WAN e vídeo pela Internet, isso caso o vídeo não precise ter qualidade perfeita. Isso era algo impossível de se fazer com o Communicator.

– Baixo custo
Para contar com o Microsoft Lync, é necessário comprar uma licença para cada usuário, mas ainda assim a ferramenta sai mais barata que as licenças de comunicações unificadas dos principais concorrentes. E isso é um forte argumento para a adoção do produto da Microsoft.

Desvantagens

– O Lync usa muita banda de rede
Apesar de ter melhorado o gerenciamento de banda, a ferramenta da Microsoft ainda consome muito mais tráfego do que as soluções tradicionais, avalia Blood. Isso não tira do Microsoft Lync o status de opção aos seus principais concorrentes na área de comunicações unificadas, mas é algo a ser estudado para a substituição do PABX tradicional.

– A ferramenta obrigará as empresas a avaliar como a TI é estruturada
O Lync também exigirá das companhias uma avaliação sobre como as redes são projetadas e como a organização é estruturada. A parte do departamento de TI que implemetna Lync para mensagens instantâneas, SharePoint e Exchange é diferente da parte que implementa para voz e vídeo. “As empresas precisam encontrar uma maneira de fazer com que essas pessoas trabalhem juntas, tarefa difícil nas grandes empresas, com muitas políticas internas”.

– Ferramenta muda dinâmica de trabalho
O analista da Gartner observa ainda que o fato de o Microsoft Lync tornar as comunicações mais fáceis e flexíveis pode fazer com que a força de trabalho acabe não conseguindo lidar com o excesso de interrupções. “Para que o Lync seja realmente uma ferramenta abrangente em toda a corporação, os usuários vão ter que conviver com a interrupção. O funcionário pode acabar tendo de fazer coisas fora do planejamento e ser menos produtivo. Isso se tornou a forma normal de trabalho para muitos trabalhadores, mas esses são das gerações mais novas”, reitera.

Empresas terão de adotar vagarosamente

De acordo com Blood, as empresas não podem simplesmente implementar Lync de uma vez, ou correm o risco de pagarem por uma ferramenta que não será utilizada devidamente. As primeiras implantações devem ser focadas em grupos de funcionários que se dispuserem a testar para ver se o Microsoft Lync realmente vai funcionar para os negócios. “É necessário ter certeza do retorno sobre o investimento antes de implantar efetivamente”, ressalta o analista.

Assista ao vídeo de apresentação do Microsoft Lync 2013 :

 

A Xtech integra projetos Microsoft.Entre eles projetos com o Microsoft Lynk 2013 e Office 365.

Entre em contato com a Xtech e veja como podemos ajudá-los em seus projetos.

administrador
About administrador (88 Articles)
A Xtech é uma empresa focada em projetos nos mais variados setores da TI. Cisco, APC, HP, Microsoft estão entre os fabricantes que a Xtech trabalha e elabora projetos ao longo de 20 anos.
3 Flares Twitter 1 Facebook 2 Google+ 0 Filament.io 3 Flares ×